terça-feira, 26 de junho de 2012

Amplificador de 1W com Reguladores de Tensão



Um amplificador de áudio estéreo, construído com dois 7905, que são reguladores de tensão negativos e outros componentes comuns, o circuito poderá funcionar também com outros reguladores 79XX, se uma alimentação apropriada for usada. O regulador de tensão 7905 funciona também como um amplificador para as tensões aplicadas no pino 2 (GND). A queda de tensão mínima padrão sobre o 7905 é de 2V, mas isso depende da corrente de saída.

Os resistores de realimentação definem o ganho do canal internamente. O amplificador é um amplificador de áudio classe A. O valor mínimo aplicável ao R3 para o 7905 é de 8,5 a 10 ohms por 5 W.





Se a corrente de saída exigida pelo LS1 for abaixo de 100 mA, o valor de R3 pode ser de 33 a 51 ohms por watt. O circuito funciona com qualquer resistência de carga ( R3 em paralelo com LS1 como carga)  sob a condição que o regulador não esteja sobrecarregado com a dissipação de corrente e potência. Contudo é preferível utilizar um auto-falante com uma resistência alta ( 8 ohms, 16 ohms ou mais ). O amplificador funciona bem com fones com a impedância baixa, com resistência de 24 a 32 ohms. A diferença de tensão entre o pino GND do 7905 e o pino de saída é fixada internamente.
S2 é chave de liga/desliga, S1 é o seletor entre mono e estéreo, quando a chave S1 está fechada o amplificador trabalha como mono bidirecional. Se S1 está aberta o amplificador trabalha como estéreo. Se nenhum sinal é aplicado, a tensão de saída do regulador 7905 é por volta de -5V, que depende do valor de VR1. Acorrente máxima de saída do 7905 é de 1A e a dissipação de potência máxima é de  15W, é recomendável que utilize um dissipador de calor.



E então, gostou da postagem? Deixe um comentario.

 Inscreva-se também na nossa página do facebook, em nosso feed ou siga-nos no twitter, para ficar sabendo das novidades. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário