terça-feira, 26 de junho de 2012

Controlador de Cooler com PWM

Este é um circuito PWM para controlar a ventoinha (fan, cooler) de PCs, podendo assim eliminar sons desagradáveis, o circuito se mostra muito simples que até uma criança poderia montá-lo. 
 O circuito é composto de seis componentes: dois resistores, dois capacitores, um potenciômetro e um transistor. O potenciômetro é ligado como um divisor de tensão, os dois resistores irão definir o maior e o menor valor para o divisor de tensão. A saída é conduzida diretamente para a base do transistor de potência.

Os capacitores serão usados como filtros, para suavizar a tensão, pois foram detectadas algumas ondas nos testes. O C1 não é necessário, foi posto apenas para evitar ruídos na base do transistor.








Viu como é simples? Pode até ser montado em placas de PCB pré-furadas, só tomando o cuidado de deixar o potenciômetro na borda da placa, o circuito pode inclusive ser ligado em umas das saídas 12V da fonte do computador.
A tensão de saída varia de 5V a 12V. No caso da sua ventoinha não funcionar com uma tensão tão baixa, basta aumentar um pouco R3.










Lista de Componentes
R1 Potenciômetro de 5K Ohms
R2 Resistor de 100 Ohm ¼ de watt
R3 Resistor de 10K Ohm ¼ de watt
C1 Capacitor eletrolítico 10 uF X 16V
C2 Capacitor eletrolítico 470 uF X 16V
Q1 Transistor  BD 243



Há uma grande desvantagem embora, o circuito gera muito calor no transistor, portanto é recomendável utilizar um dissipador de calor, o único problema com isso é que o circuito não terá uma boa eficiência, mas funcionará sem mais problemas. O transistor irá esquentar mais quando a ventoinha estiver com uma rotação menor pois o transistor terá que dissipar mais força, portanto o circuito é mais eficiente com uma rotação maior.


E então, gostou da postagem? Deixe um comentario.

 Inscreva-se também na nossa página do facebook, em nosso feed ou siga-nos no twitter, para ficar sabendo das novidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário